Neste tutorial vamos aprender exportar um truck do Euro Truck Simulator 2 editado no Blender e converter para mod .scs é tão simples quanto importar, mas deve tomar alguns cuidados para evitar erros na exportação. Confira em mais este tutorial…
Depois de editado o seu truck, antes de exportar, sempre deixe selecionado o model principal, no caso de um caminhão, o principal é o ‘truck’ pois pode ocorrer erros de mesh se estiver com algum outro model selecionado, ou se estiver em modo de edição ‘TAB’
Vá em ‘Arquivo’(File) depois em ‘Exportar’(Export) e em ‘SCSoft Model ETS’
Irá abrir a janela de importação, crie uma pasta para seu mod, no meu caso criei no desktop onde fica mais facil o acesso.
Agora precisamos de pegar o caminho do truck, vá até sua pasta base pelo explorer do windows mesmo e entre em ‘vehicle’
No meu caso é o ‘volvo_fh16_2012’
Agora vá na barra de endereços acima e dê um clique
Selecione de ‘vehicle’ até o final e copie
Volte ao Blender, já dentro da pasta que você criou, role a barra de rolagem da coluna esquerda e no campo ‘Export origin directory’
Agora um detalhe importante, quando você cola o endereço, as barras vem invertidas ‘ \ ‘, você deve substituir essa barra invertida pela barra normal ‘ / ‘, localizada no teclado numérico. E também deve alterar a versão do PMG para 1.4.x
Resta dar o nome para o PMD, que é o nome do model principal que selecionamos lá no primeiro passo, no caso é o ‘truck’ e no final a extensão .pmd
E agora, antes de exportar, abra o console para acompanhar a exportação e ver se der erros. Clique em ‘Janela’ e depois em ‘Alternar o console de Sistema’ lembrando para fechar o console você deve fazer o mesmo que abrir, não pode clicar no ‘X’ do console pois o Blender irá fechar junto.
Agora, clique em ‘Export SCS model’
O Blender irá inciar a exportação, para acompanhar abra a janela do console logo abaixo na barra de ferramentas.
Bom, tudo certinho, exportado com sucesso.
Agora vá na pasta que você criou do mod, lá terá a pasta ‘vehicle’ que foi criada, como o mod ainda é simples, será apenas uma pasta. Clique nela com botão direito do mouse e vá em ‘Adicionar para o arquivo’
Nesta janela, primeiro marque o formato como ‘ZIP’ , em seguida altere o método de compresão para ‘Armazenar’ e depois dê o nome para o mod e coloque a extensão ‘.scs’ no final.
Dê ‘OK’ e pronto, mod já convertido. basta colocar na pasta MOD do ETS2 e ativar dentro do perfil no jogo.